terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fotos do Encontro - 30/07/2011 - Pós-parto e cuidados com o bebê

O encontro deste sábado começou com a apresentação dos casais que estavam presentes, da equipe do Ishtar e dos demais participantes.
Preparamos uma dinâmica na qual distribuimos folhas em branco para cada casal/gestante pedindo que escrevessem quais as principais dúvidas, questionamentos, sentimentos que tinham a respeito do pós-parto imediato e dos dias seguintes e sobre os cuidados com o bebê.

Em seguida pedimos que guardassem as anotações e distribuímos alguns relatos de casais/pais/mães sobre o tema proposto e pedimos que destacassem nos relatos o que era comum entre o que escreveram e o que estava relatado.


Logo após abrimos para discussão, muito rica, muito tranquila, esclarecedora, sob uma deliciosa sombra de árvores todos sentados na grama.


O fechamento do encontro se deu com a conclusão de que se fizermos com amor e na intenção de acertar já estaríamos acertando, porque os bebês tem a incrível capacidade de sobreviver a nós, pais.
Foi discutida também a questão da imposição de alguns modelos vigentes na sociedade atual, desde os cuidados com o bebês aos acessórios necessários para a chegada dele e para estes cuidados.
Também refletimos sobre a necessidade de ouvirmos o bebê e de aprender a sermos pais e mães e que, neste aprendizado, também acertamos e não somos onipotentes, que as mães tem sentimentos ambivalentes e que precisam muito dos companheiros, do apoio e da paciência deles e de que eles também precisam ser compreendidos.


O encontro se encerrou com a "despedida das barrigas" de Inês e Nice.
Fizemos um círculo, com elas no interior do círculo, todos se deram as mãos e, de olhos fechados, dissemos palavras de apoio, incentivo e boas vibrações para as mães de 36 semanas.
Foi muito lindo este momento!

Agradecemos a todos os presentes! Vocês fazem parte do Ishtar Brasília!
Estejam todos convidados para nossa festa de comemoração no dia 13/08/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário