quarta-feira, 12 de abril de 2017

Relato de encontro: 08/04/2017 - O papel da doula

No encontro do sábado (08) falamos sobre "O Papel de Doula"!
Como sempre, começamos fazendo a apresentação de cada participante e trazendo questões sobre quem é a Doula e o que ela faz!
Os participantes comentaram da "dificuldade na busca por um parto que respeita o tempo da mulher e do bebê". As doulas em formação trouxeram suas experiências pessoais e queriam saber "como atuar diante dos conflitos surgidos no momento do parto". A diferença do atendimento da Doula para os outros profissionais e para o acompanhante foi um dos assuntos que serviu para entender de fato qual o papel da Doula.

Em seguida, conversamos sobre a atuação dessa profissional no apoio à mulher durante o ciclo gravídico puerperal explicando cada uma delas: gestação, parto e pós-parto! Foram apresentadas várias técnicas de alívio da dor e alguns materiais da Bolsa da Doula,  informações baseadas em evidências científicas, a Lei do Estatuto do Parto Humanizado (Lei 5.534/2015 DF) e falamos da formação da Doula que as habilita como educadora perinatal auxiliando a mulher nos primeiros cuidados com o bebê e principalmente na amamentação.



Indicações de materiais sobre o assunto:

Vídeo: Parto Humanizado - O trabalho das doulas
Notícia: Apoio contínuo para mulher durante o parto
Relato: Parto Natural Hospitalar e Parto Domiciliar Assistido

No dia 13 de maio será o próximo encontro no Guará, quando será conversado sobre o Plano de Parto.
Você está convidado(a)!
Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário